segunda-feira, 25 de maio de 2015

Tá aí, eu não gostei do Louvre, e daí?


Explico: Gostei do prédio, da sua imponência e tamanho, dos detalhes nos tetos e nas paredes. Adorei a pirâmide, a grande e a invertida, o Carrossel do Louvre com suas lojas, o pátio interno, a entrada, de tudo isso eu gostei. Mas, como museu, não. Que adianta ter quarenta mil peças no acervo, se você fica naquele labirinto sem saber pra onde vai? Quem entende aquele mapinha safado dos andares? E aquele mundo de gente, Senhor, na saída então, parecia Maracanã em dia de jogo, coisa claustrofóbica num lugar tão grande??  Eu não vi a Mona Lisa porque não quis, não fazia a menor questão. Vi a Vênus de Milo, cercada por uma horda de turistas asiáticos, é verdade. Vi a Vitória da Samotrácia , recuperada pelos iens de uma empresa asiática. Aliás, diga-se de passagem, Paris deve estar definitivamente na moda para os orientais . É um casal de noivos posando pra foto em cada ponte, coisa incrível. Mas voltando ao museu: Os funcionários do Louvre têm todos aquele olhar-zumbi, como quem está ali e não está, e se tem essa história que os franceses são mal-humorados, então todos os mal-humorados trabalham no Louvre. Pois nos outros lugares, temos sido recebidos por franceses polidos, que procuram na internet a informação que você precisa, e ainda escrevem num papelzinho. Aconteceu conosco duas vezes. No Louvre não, parece que estão zumbizados. O que é compreensível, depois de passar pela experiência de enfrentar aquela turba enfurecida todos os dias. E tem turista que não tem noção de nada, leva crianças pequenas pra um programa daqueles, e o resultado? Crianças correndo pelos corredores entupidos, ou tentando quebrar a ponta invertida da pirâmide com um golpe voador de pernas.
Esperava mais do Louvre.  Não no quesito "palácio" pois nesse ele é nota dez. No quesito " museu", no entanto, ele me pareceu rígido e arrogante, sem interatividade, sem criatividade, muito orgulhoso do seu acervo que , se fosse menor e mais bem transado, seria bem mais gostoso de degustar.

2 comentários:

  1. Eu gostei do Louvre... Fui em um dia que não estava tão cheio. O ruim mesmo é o tamanho do museu, você fica meio perdido...

    ResponderExcluir